06/12/2010

É Uma Simples Questão de Sensibilidade

O que me torna cada vez mais encantada com Musica Popular Brasileira, são aqueles discretos versos aonde o poeta com indizível ternura demonstra suavemente seu afeto pela amante.
Díspares versos, quase despercebidos de tão discretos, cantados com pressa, quase que com descaso, donos de um peso e uma profundidade vitais a canção.

Os incomparáveis versos de Orestes Barbosa em Chão de Estrelas descrevendo em uma única linha sua amada com tanto carinho, dizendo: ''Tu pisava nos astros distraída'' e quando tão docemente o mestre Noel dá o toque singelo do afeto por sua filha em O mundo é Um Moinho iniciando cada estrofes ora com ''Amor'' ora com ''Querida''

Nos mais contemporâneos, Caetano expõe o encantamento pela beleza da mulher em uma tarefa diária no verso ''Com lágrimas nos olhos, de cortar cebola , você é tão bonita'' e é possível imaginar, entre lençóis,  o rosto cansado e aflito, os olhos aliviados da injustiçada Geni quando Chico diz ''Num suspiro aliviado ela se virou de lado e tentou até sorrir''

Essa ternura se faz presente na vida não diferente como nas canções, de forma tão discreta  que quase sempre passa indiferente aos olhos encobertos pela pressa do cotidiano.
Aqueles que esperam tais gestos e não o percebem se desiludem incompreendidos. Porque o mesmo que não os percebem não os oferecem.
É uma simples questão de sensibilidade, de perceber os olhares afetuosos ou os gestos que ocultamente tornam nossa vida  um tanto amena.

É como segurar com as mãos o rosto da mulher e fitar seus olhos por instantes, espiar lhe quando distraída ou mesmo secar lhe os cabelos de frente ao espelho depois de amar no chuveiro.









''E por que não dizer
Que o mundo respirava mais
Se ela apertava assim''

__________________________
''Como fosse um lar
Seu corpo a valsa triste
Iluminava e a noite
caminhava assim''

Um comentário:

  1. Concordo com seu ponto de vista em relação a sensibilidade, é triste mas quase certo que a rotina tira a nossa sensibilidade e as vezes mina o relacionamento e nossa capacidade de ver os erros e corrigi-los

    ResponderExcluir

O Blog se alimenta dos seus comentários. Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...