23/06/2009

Orgulho

E que surpresa!

Lendo Textos escrito pelo meu professor Augusto César Pimentel "Praça da Matemática: as faces da história na construção de um monumento" dei me conta de um fato fantástico do qual me sinto obrigada a repassar. Segem alguns trechos do texto


A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
REGISTRADA EM UM MONUMENTO

Prof. Augusto Cesar Aguiar Pimentel ( PIMENTA )
Departamento de Educação Matemática
Universidade Federal Fluminense - Interiorização
Santo Antônio de Pádua - RJ

"A geometria se faz presente no Norte/Noroeste Fluminense, na cidade de Itaocara desde sua formação primária, pois é a única geometricamente traçada nesta região. Isto se explica pelos elevados conhecimentos de arquitetura dos capuchinhos, seus idealizadores, dentre eles, Frei Tomás. Só mesmo nesta cidade se ajustaria com perfeição o primeiro Monumento à Matemática."

"O Prefeito, ao conceber a idéia desse Monumento , procurou o maior expoente em Matemática daquela época: o Professor Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan), que ocupava a cátedra de Matemática da Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Malba Tahan promoveu, entre seus alunos, um concurso para a escolha do melhor projeto."

"O concurso foi realizado entre os acadêmicos de arquitetura e o prêmio oferecido pela Prefeitura de Itaocara foi a quantia de quinhentos mil réis. O vencedor foi Godofredo Forment"

É isso ai, a hstoria de onde vivemos realmente nos surpreende, assim como o que descobrimos com o simples ato de ler nos surreende também, só para concluir:

Júlio César de Melo e Sousa ou "Malba tahan"

(Rio de Janeiro,6 de maio de 1895 - Recife de 18 de Junho de 1974)

Conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan (Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan), foi um escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.

Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e uma noites.
Com concepções muito a frente de seu tempo, somente nos dias de hoje Júlio César começa a ter o reconhecimento de sua importância como educador.


Itaocara - rj

Itaocara
é um município brasileiro do Estado do Rio de Janeiro
Está a uma altitude de 60 metros. Sua população estimada em 2006
era de 23.055 habitantes.
Possui uma área de 429,68 km² subdividida nos distritos de Itaocara (sede), Laranjais, Portela, Jaguarembé, Estrada Nova e Batatal.


Quando relato que resíduo nessa doce cidadezinha do interior, ouço frases do tipo "onde?" em tom sarcástico, muitos nos consideram caipira e julgam a cidade como "fim do mundo"
Pouco me importa os maus julgamentos feitos à minha terra, e quando alguém me pergunta: "aonde fica isso?" eu respondo: você não sabe?

Malba Tahan sabia!

"Se você amigo, tem alma de turista, e deseja conhecer uma cidade realmente curiosa e interessante, não perca mais tempo. Vá logo a Itaocara."
(MALBA TAHAN - Revista Al Karismi n°1, Maio 1946)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog se alimenta dos seus comentários. Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...