26/06/2009

NeVeR LaNd


Termina assim, de forma trágica, a história de um cantor que se tornou uma das mais importantes figuras da cultura pop do século XX. Nascido em Gary, Indiana, a 29 de Agosto de 1958, iniciou uma carreira profissional, aos 11 anos, com quatro dos seus nove irmãos no grupo The Jackson 5, estrelas grandes no universo Motown dos anos 70, e o primeiro grupo de adolescentes a cativar de igual forma público branco e negro.

Já a solo, deu o primeiro grande passo para se tornar uma estrela mundial com o álbum "Off the Wall", em 79. Ajudado por Quincy Jones, Paul McCartney e Stevie Wonder, por exemplo, Jackson conseguiu ter cinco singles no top americano e o álbum vendeu cerca de 20 milhões de exemplares. Aquilo que "Off the Wall" anunciava, "Thriller", em 1982, concretizava.

"Thriller" tornou realidade todos os sonhos da indústria discográfica: sete das suas nove canções sairam como single e entraram no top, a MTV apanhava a boleia e lançava-se, muito à custa do vídeo do tema 'Thriller' realizado por John Landis, e o álbum tornou-se o mais vendido de sempre, com cerca de 109 milhões de cópias em todo o mundo.

"Thriller" deu início a uma espécie de super-liga da pop, na qual poucos artistas até hoje conseguiram entrar, e tornou Jackson todo-poderoso. Foi nestes anos que Jackson afirmou não só a sua música, mas uma série de coreografias que fizeram escola, a mais famosa de todas, o passo 'moonwalk'.

"We Are the World", a canção que escreveu em 1985 com Lionel Richie, e os álbuns seguintes, "Bad", de 87, e "Dangerous", de 91, iriam cimentar tudo isto. "Bad" teve cinco singles em primeiro lugar do top americano, e vendas de 30 milhões. "Dangerous" vendeu 32 milhões (a digressão respectiva passou por Portugal a 26 de Setembro de 1992 no Estádio de Alvalade).

A partir dos anos 90, a música deu lugar ao "Wacko Jacko", a um circo mediático que incluiu acusações de abuso sexual de menores, confissões de que ele próprio sofrera abusos do pai em criança, a descoloração da sua pele, as inúmeras operações plásticas, o chipanzé Bubbles, os seus dois casamentos (um dos quais com Lisa Marie Presley) e três adopções, a máscara de veludo, o declínio das suas finanças (apesar dos 750 milhões de albuns vendidos e de contratos milionários).

O seu último álbum de estúdio, "Invincible", saiu em 2001, mas dele pouco há para contar. Na história da pop, Michael Jackson foi a maior estrela a solo de todos os tempos. Na história pop, foi um Peter Pan trágico que morreu longe de Neverland.




Clique para ouvir...

ouvir

Bad

Beat It

Beat It (feat. Fergie)

Ben

Billie Jean

Billie Jean (feat. Kanye West)

Black Or White

Cry

Dangerous

Don't Stop Til You Get Enough

Earth Song

Give In To Me

Happy

Heal The World

Human Nature

I Want You Back

Jam

Let Me Let Go

Liberian Girl

Man in the Mirror

Music And Me

No Friend Of Mine (feat. Pras)

One Day In Your Life

Remember The Time

Rock With You

Smooth Criminal

The Girl Is Mine

The Girl Is Mine (feat Will.i.am)

The Way You Make Me Feel

Thriller

Wanna Be Startin' Somethin' (feat. Akon)

Will You Be There

You Are Not Alone

You Are Not Alone (Classic Club Mix)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog se alimenta dos seus comentários. Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...