23/10/2010

Uma boa leitura faz um Bom leitor

Ainda que passe por todo o trabalho de ser idealizado, escrito, revisto e publicado o ciclo útil de um livro não esta completo sem a participação objetiva do leitor.
Participação esta que não se dá somente em comprar a obra, ler e por na estante. Hoje um leitor crítico é cada vez mais difícil de ser encontrado, os livros simplesmente passam na vida de quem o lê e não se encaixam pela falta de reflexão sobre a idéia que o autor quis passar.


O grande problema da leitura no Brasil, é o enfoque que a mídia dá a autores herméticos donos de uma palavra rebuscada por conta de uma suposta transgressão, entretanto suas obras não tem nada de novo ou original.
E o leitor brasileiro, que outrora lia folhetins europeus de baixa qualidade, agora se orgulha de ler best sellers que pareiam o nível com romances de banca de jornal.

Não entendo porque o brasileiro se vende a esse estrangeirismo sem nenhum conteúdo com tanta obra simples e original de ótima qualidade circulando nas nossas livrarias.

Um bom exemplo disso é - Chifre em Cabeça de Cavalo - obra de Luiz Raul Machado
De uma riqueza inigualável, o carioca conta para os pequenos a estória de um menino com uma imaginação gigante e seus animais imaginários, um deles metido a literário adorava ler Don Quixote.






Outra boa dica também é -  Samba Falado - do sem igual Vinicius de Moraes
Reúne pela primeira vez em livro, crônicas e ensaios sobre samba e bossa nova escritos por Vinicius de Moraes entre as décadas de 1950 e 1970, compondo um panorama saboroso e pouco conhecido da relação de Vinicius com a música popular

 Vale lembrar que uma leitura para ser rica em conteúdo, não necessita de palavras difíceis, formação complexa ou nenhum item parecido, salvos os escritores do trovadorismo que merecem seu todo respeito, a modernidade e dinamismo dos dias atuais pedem uma leitura concisa, mas é claro sem perder a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog se alimenta dos seus comentários. Obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...