07 de Dezembro de 1977 - O mundo perde Clarice Lispector.
No Rio, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu 57° aniversário falece Clarice Lispector. Vitimada por uma súbita obstrução intestinal, de origem desconhecida.
O enterro aconteceu no Cemitério Comunal Israelita, no bairro do Caju.
Eu como admiradora e seguidora desta figura indescritível não poderia deixar de relembrar.
Seus textos e poesias rompe o tradicional com sua intensa forma de expor seu interior a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.
Clarice, autora de diversas obras ainda é admirada pelo público jovem a adulto nos dias atuais demonstrando seu domínio com as letras ao descrever suas idéias e pensamentos que se tornaram imortais.
É incrível como os textos de Clarice 32 anos após seu falecimento se enquadram como leitura prazerosa na atualidade, esta cérebre escritora conseguia encaixar as palavras de forma que elas se encaixam em qualquer período de tempo histórico.
Sem dúvida o dia de hoje remete a lembrança da perda de uma escritora inigualável, um trágico dia na história da literatura deste pais.
AINDA QUE SE PASSEM MIL ANOS, SE NELES EU VIVER, EM TODOS ADMIRAREI CLARICE.
Curiosidades sobre Clarice
- Clarice verteu para o português, em 1976, o livro Entrevista com o Vampiro, da autora estadunidense Anne Rice.[3]
- Ainda jovem, à época esposa de diplomata brasileiro, serviu como voluntária na campanha da Itália durante a II Guerra Mundial, no corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira.
- A primeira edição de Onde estivestes de noite foi recolhida por ter sido colocado, erroneamente, um ponto de interrogação no título.
- Em artigo publicado no jornal The New York Times, no dia 11/03/2005, a escritora foi descrita como o equivalente de Kafka na literatura latino-americana. A afirmação foi feita por Gregory Rabassa, tradutor para o inglês de Jorge Amado, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e de Clarice.[4]
- "A descoberta do mundo", de Clarice Lispector, foi um dos livros prediletos do cantor, compositor e poeta Cazuza.[5]
- Na internet o texto "Alta Tensão" tem sido atribuído a Clarice Lispector, porém o texto pertence a Bruna Lombardi e está em seu livro "O Perigo do Dragão"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog se alimenta dos seus comentários. Obrigado.